O Sábado é uma marca registrada de Deus

1. Jesus Cristo confirmou a vigência dos Dez Mandamentos de Deus?

Mateus 5:17-18 “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.”
Mateus 5:21 “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás…”
Mateus 5:27 “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.”
Mateus 5:33 “Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso…”
Lucas 4:16 “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.”
Comentário – o sábado é uma instituição divina e não há registro bíblico de que Deus tenha, em algum momento, se desfeito de qualquer uma de Suas instituições. Cristo Jesus, por suas palavras e exemplo, confirmou a importância da Lei divina.
2. Como Tiago reafirma a natureza da Lei?
Tiago 2:10 “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” (Sabado.org - Um dia de esperança)


Comentário – o apóstolo Tiago confirma a origem divina da Lei e afirma que não é permitido, a quem quer que seja, mudar ou retirar qualquer um dos Mandamentos. Deus não negocia a obediência; Ele espera a fidelidade de todos os seres humanos sob quaisquer circunstâncias.

3. Como Paulo defende e esclarece a Lei de Deus?
Romanos 3:31 “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.”
Romanos 7:12 “Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.”

Comentário – Paulo afirma que os Dez Mandamentos, ou seja, a Lei Moral de Deus não foi anulada sob nenhuma hipótese.

4.Como João se referiu a aqueles que não guardam os mandamentos de Deus?
1João 2:4 “Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.”

Comentário – João vê a desobediência como algo agressivo a Deus e faz questão de dar um “sinal vermelho”.

5. O autor do sábado é longânimo e misericordioso. Sendo assim, Deus pode considerar a necessidade de uma pessoa em substituir o sábado pelo domingo?
Jeremias 17:21-22 “Assim diz o SENHOR: Guardai-vos por amor da vossa alma, não carregueis cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém; não tireis cargas de vossa casa no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes, santificai o dia de sábado, como ordenei a vossos pais.”
Ezequiel 20:12-13 “Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.13 Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos e rejeitando os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles; e profanaram grandemente os meus sábados. Então, eu disse que derramaria sobre eles o meu furor no deserto, para os consumir.”
Ezequiel 20:16 “Porque rejeitaram os meus juízos, e não andaram nos meus estatutos, e profanaram os meus sábados, pois o seu coração andava após os seus ídolos.”
 Ezequiel 22:26 “Os seus sacerdotes transgridem a minha lei e profanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano, não fazem diferença, nem discernem o imundo do limpo e dos meus sábados escondem os olhos; e, assim, sou profanado no meio deles.”

Comentário – é exatamente por causa da misericórdia de Deus que Ele não tolera a desobediência humana, antes deseja que todos aceitem o caminho da vida eterna.

6. De que maneira o Santuário ressaltava a origem divina do Sábado?
Êxodo 25:8 “E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles.”
Êxodo 25:40 “Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte.”
Apocalipse 11:19 “Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada.”
Êxodo 25:21 “Porás o propiciatório em cima da arca; e dentro dela porás o Testemunho, que eu te darei.”

Comentário – o Santuário era a habitação de Deus em meio ao Seu povo. Dentro do Santuário estava a Arca da Aliança e dentro da Arca havia as tábuas do Testemunho, ou seja, os Dez Mandamentos. Note que o apóstolo e profeta João viu no céu a Arca da Aliança.

7. De que forma Jesus resumiu os Dez Mandamentos?
Marcos 12:30-31 “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”

Comentário – Vale notar que estes dois grandes mandamentos são o “resumo”, e não a “substituição” dos dez mandamentos. Ou seja, “amar a Deus acima de todas as coisas” é obedecer aos quatro primeiros mandamentos do Decálogo, e “amar ao próximo como a si mesmo” é cumprir os seis últimos mandamentos do Decálogo.

Resumo:

Deus é o proprietário da instituição do sábado (do sétimo dia). As instituições de Deus são eternas como Ele o é. Cristo Jesus, a revelação exata de Deus, veio para cumprir e dar o exemplo do verdadeiro sentido do sábado e não para revogá-lo. Tiago falou sobre a importância da observância da Lei. Paulo defende o Decálogo e João fala com veemência em seu favor. Por ser Deus misericordioso e longânimo, não pode condescender com a desobediência que conduz fatalmente a morte eterna. O Decálogo nos mostra em detalhes o que significa amar a Deus e ao próximo.

Calcule seu índice de massa corporal:

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Dieta e Saude

Seguidores