Pergunta: Fui indagado a respeito do antigo e novo concerto conforme Heb 8:6, quando alguem fala que os 10 mandamentos fazem parte do antigo concerto e o novo concerto é que está em vigor no qual deve-se viver baseado no amor, quando se ama consegue-se ter uma vida digna de um verdadeiro cristão. preciso de material para argumentar a respeito desse assunto, pois tudo o que falei até agora não foi suficiente para convencer. Portanto se puder me enviar versículos, materiais via email e indicações de materiais sobre esse assunto como também sobre as doutrinas adventistas que divergem das demais religiões para que eu possa pesquisar e assim repassar para aqueles que me indagarem.

Que o espirito santo possa me ajudar a esclarece-lo sobre esse ponto culminante de nossa fé.
É muito bom buscar o conhecimento das escrituras, e devemos "estar sempre preparados para responder com mansidão e reverencia a qualquer que nos pedir a razão da nossa fé e esperança...

(Leia Ipedro cap3 ver15).
E nesses tempos finais onde muitos insistem que a lei de Deus não vigora mais, temos que mostrar-lhes com sabedoria que estão errados, pois muitos fazem isso ignorantemente. Então citaremos as Escrituras sagradas para que elas provem por si mesmas que a lei vigora hoje amanhã e sempre, "e se alguem acrescentar alguma coisa as palavras desse livro, receberá as pragas contidas nele, e se alguem tirar alguma coisa, Deus tirará a sua parte na arvore da vida" (Leia apocalipse cap 22 ver18, 19).
Em primeiro lugar, tratamos do novo concerto conforme hebreus 8:13: ao ler os versiculos anteriores já encontramos o esclarecimento, vou resumi-lo aqui: Deus disse que se o primeiro concerto tivesse sido perfeito, se os israelitas não o tivessem violado, então não precisaria haver o segundo. Mas agora Deus fez o novo concerto conosco e não atentou mais para o povo de israel. Este é o novo concerto: Colocarei as minha leis no seu entendimento e as escreverei no seu coração, e nós seremos seu povo e Ele será nosso Deus, e não precisará que cada um ensine ao próximo quem é Deus, porque todos o conhecerão.(voce conhece alguem que nunca ouviu falar de Deus??). Esse é o novo concerto, que, na verdade não foi o concerto que mudou, oque mudou foi o povo e onde o concerto está, que é no nosso coração agora.(o primeiro concerto está em Deuteronomio 29:05).
Vamos citar tambem algumas passagens contidas nas cartas de Paulo, porque as maiores dúvidas quanto ao vigor da Lei encontram-se nelas, "que os indoutos e insconstantes torcem para sustentar seus erros e levar muitos a perdição, assim como interpretam errado muitas outras partes das Escrituras. (Leia II Pedro cap 3 vers 15, 16, 17).
Vou citar as passagens biblicas e acrescentar comentarios se achar necessário, assim o irmão entenderá melhor:
Romanos cap 2 vers 12 ao 16. Nesses versiculos Paulo deixa claro que: todos serão julgados por Deus de acordo com a lei moral, os 10 mandamentos, no dia do juízo confirmado por tiago que diz: assim falai e tambem procedei porque serei julgados pela lei da liberdade.(leia tiago cap 1 ver 25 cap 2 vers 8 ao 13. Ao desobedecer a lei desonramos a Deus: Rom 2 ver 23.
Oque muitos não conseguem entender, quande lemos, por exemplo, que ninguem será justificado diante de Deus pelas obras da lei; Mas não é mesmo para salvar ou justificar que a lei existe, mas sim para mostrar oque é errado, ou oque é pecado (leia romanos cap 3 ver 20 e romanos cap 7 ver 7) Concluimos então que o homem é justificado e salvo pela fé em Jesus mas isso não exclui a guarda da lei segundo Paulo ainda em Romanos cap 3 ver 28 e 31. (Leia tambem Rom cap 7: 22 a 25 e rom cap 13:8, 9, 10.)
O próprio Jesus dá-nos prova cabal da guarda da lei quando conversava com o jovem rico, por exemplo, (mateus cap19 ver 16 a 19) O jovem aproximou-se de Jesus para saber oque faria para ganhar a vida eterna; Jesus foi claro: - Se quiser entrar na vida, guarda os mandamentos. - Quais? perguntou o jovem. Então Jesus confirmou a lei moral de Deuteronomio cap 5 ver 17: não matarás, não adulterarás, não roubarás etc. Se Jesus citou a parte dos mandamentos que diz respeito ao proximo que dirá então da parte que diz respeito a Deus?
Quando lemos o titulo da carta aos galatas cap.3: "A lei é impotente para salvar mas conduz a Cristo e a fé" traduzimos a verdade do advento, pois nunca afirmamos que a lei nos salva, mas sim que ela nos conduz a Cristo, mostrando-nos oque não devemos fazer.
Vejamos o conselho de Pedro aos que se desviam dos mandamentos de Deus: "è melhor não conhecer o caminho da justiça do que conhecendo afastar-se do santo mandamento que lhes foi dado". notemos que ele chama de "SANTO" o mandamento. (II Pedro 2:21)
Vejamos oque João diz tambem a respeito da Lei:
Leia: João 14: 15,20/ João 15:10/ Ijoão 2:3 ao 7/ IJoão 3:22 e 23/ IJoão 5: 2,3 e 4/ IIJoão 4,5,6."aquele que diz: eu conheco a Deus e não guarda seus mandamentos é mentiroso e nele não está a verdade".
Por fim a lei no apocalipse: "Aqui está a paciencia (perseverancia) dos SANTOS: OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E A FÉ EM JESUS" Apocalipse 14:12, 13 leia tambem apocalipse 12:17.
Por fim veremos oque é PECADO, porque muitos dizem: -A ira e o juízo de Deus está guardado para quem peca. Oque essas pessoas não sabem que pecado é a transgressão da lei de Deus, fazer alguma coisa contraria a lei. Vejamos oque Jesus disse a mulher adultera: - Vai e não PEQUES mais. oque ela estava fazendo? adulterando, oque diz a Lei? Não adulterarás portando o pecado dela era trangredir a lei, certo? (leia João 8:11 se preferir todo o capitulo).
Obs: As maiores passagens biblicas para esse texto foram lidas na BIBLIA SAGRADA TRADUZIDA POR JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EDIÇÃO REVISTA E CORRIGIDA.
Se o irmão possuir uma biblia com referencias torna o trabalho de leitura e procura mais ágil, pois logo que ler um versiculo, se houver outra passagen na Biblia que esclarece melhor o assunto, será citado na referencia, assim teremos uma visão sobre varios aspectos do mesmo assunto.
Que Deus o abençoe!

Calcule seu índice de massa corporal:

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Dieta e Saude

Seguidores